quarta-feira, 16 de maio de 2012

Reading Addiction Blog Tour: Jayde Scott




Entrevista a Jayde Scott

Jayde Scott é licenciada em psicologia e uma escritora reconhecida por criar a série “Ancient Legends”. “Dead and Beyond” é o quarto livro desta saga e Jayde está já a trabalhar no quinto volume. Aqui fica mais sobre esta autora britânica, que ‘viveu por todo o mundo’.


Olá, Jayde. Quando começou a escrever?
Assim que consegui soletrar. Costumava ler um monte de romances (penso que de Barbara Cartland e Sandra Brown) e reescrever o final. Acho que o “bichinho” esteve sempre lá. Eu adorava livros em criança, particularmente o seu cheiro, e implorei à minha mãe que me ensinasse a ler antes de entrar para a escola. Sempre que adorava um livro, relia-o inúmeras vezes para recordar as passagens que me fascinavam, e depois tentava escrever algo semelhante.

Vê a escrita como uma carreira?
Definitivamente, sim. Vejo-a como um trabalho e tento tratá-la como tal. No entanto, na maioria das vezes isso não funciona, porque os compromissos da vida e outros se intrometem.

Quando se começou a considerar uma escritora?
Tendo em conta que costumava passar a maior parte do meu tempo livre a escrever, sempre me considerei uma escritora no coração. Quando me tornei numa autora publicada só mudei o meu estado de submetendo/ não publicada para publicada.

Que livros que influenciaram principalmente a sua vida?
Definitivamente “O Senhor dos Anéis”. Tolkien ensinou-me bastante sobre descrição e desenvolvimento de personagens; basicamente, moldou a minha escrita. Também Anne Rice. Sem os seus livros inspiradores, poderia ter levado algum tempo a perceber que escrever sobre vampiros, anjos caídos e demónios é o que quero fazer na vida.

Se tivesse que escolher, que escritor consideraria um mentor?
Esta é difícil, mas diria Tolkien, com o seu talento para a construção de um mundo e personagens fantásticos. Ele pode preencher páginas e páginas com a descrição mais bonita e prosa.

Que livro está a ler agora?
Atualmente estou a ler e a editar o meu novo romance de ficção científica, que é o primeiro livro de uma nova série que deve sair em setembro. Editar demora tanto que não tenho tempo nem energia para ler qualquer outra coisa.

O que a inspirou a escrever o seu primeiro livro?
Foi uma novela chamada “A Rainha dos Condenados”, de Anne Rice. Adorei esse livro e mal podia esperar por começar a trabalhar no meu próprio romance de vampiros. Eis um que ainda está ganhar poeira nalguma gaveta.

Tem um estilo de escrita específico?
Como a maioria dos escritores, tenho. Prefiro o uso da primeira pessoa do singular, e tenho tendência para a descrição e para o sarcasmo. O meu primeiro esboço tende a ser bastante detalhado, mas tenho um editor que não tem medo de cortar.

Existe algo que ache particularmente desafiador na sua escrita?
Não editar enquanto escrevo. Levo uma eternidade a terminar um capítulo, porque sou uma perfecionista compulsiva que continua a reescrever e a ajustar até que sinto que está tudo do modo que quero que esteja. Sei que não devo editar enquanto escrevo, mas simplesmente não consigo evitar.

Qual foi a parte mais difícil de escrever no seu livro?
O último capítulo. Emociono-me e tenho sempre dificuldade em terminar o último capítulo.

Há alguma mensagem no seu romance que quer passar aos leitores?
Fantasmas existem e nem sempre são bons... ou assim o creio.

Quanto do livro é realista?
As partes das assombrações por poltergeist são baseadas em pesquisas, portanto diria que é bastante realista.

São experiências testemunhadas por alguém que conhece ou eventos vividos por si?
O meu romance para mulheres “The Divorce Club” baseia-se bastante nas minhas próprias experiências com o namoro e traições. Contudo, tendo a ficar longe de temas pesados ​​na minha série de romance paranormal, “Ancient Legends”. “Dead And Beyond” é basicamente uma fantasia, embora não me importasse de encontrar um belo vampiro de olhos azuis como o Aidan.

Aprendeu alguma coisa ao escrever o seu livro?
Não espere que a inspiração o encontre. Escreva mesmo quando não se sentir com vontade.

Conte-nos as suas últimas novidades.
Estou atualmente em processo de migração e a aprender uma nova língua, o que é difícil, mas também é uma experiência muito interessante.

Quais são seus projetos atuais?
O quinto livro da série “Ancient Legends”, “Forever And Beyond”, que segue Amber e introduz alguns novos elementos paranormais e muita magia negra e traição.

Pode partilhar um pouco mais sobre o seu atual trabalho connosco?
O meu livro mais recente é “Dead And Beyond”, um mistério/ romance paranormal. Tendo sido transformada pelo seu namorado vampiro, Amber Reed (de 18 anos) é agraciada com a habilidade de ver fantasmas. Entre tentar descobrir como controlar a sua sede de sangue e resolver o misterioso desaparecimento de um amigo, Amber percebe que alguém quer a muito custo - e tudo fará para isso - tomar o seu lugar. Quando um segredo surge após outro, a única pessoa que acredita nela é o seu inimigo, Devon. Amber não consegue perceber se ele está aqui para a ajudar ou para salvar a sua própria raça imortal de perder uma antiga guerra contra os vampiros. O que ela sabe, porém, é que não pode resistir à sua boa aparência tanto quanto não consegue evitar tornar-se em alguém diferente... Num mundo de magia negra e antigos inimigos, três cortes poderosas lutam pela supremacia, e Amber pode ser o peão certo para ganhar esta guerra de uma vez por todas. Mas como poderá uma rapariga sobreviver quando todos querem vê-la morta?

Tem algum conselho para outros escritores?
Vejam mais acima. Além disso, continuem a trabalhar para melhorar o vosso estilo e prosa.

Tem algo que queira dizer aos seus leitores?
Muito obrigado por lerem os meus livros.



DEAD AND BEYOND - SINOPSE
Toda a gente tem um segredo sombrio - é o que Amber Reed percebe quando o seu namorado Aidan a transforma em vampira contra a sua vontade. Quando algo de errado acontece e a sua amiga desaparece, todos os minutos contam. O cerco parece apertar-se em torno de Amber, e há cada vez mais coisas em risco quando se torna num peão numa antiga guerra entre três raças poderosas que lutam pela supremacia. Amber está prestes a descobrir quem realmente é Aidan... e o segredo não é nada que tenha imaginado.



CRÍTICA
Acabei de ler “Dead and Beyond” a 3 de maio de 2012. Dou-lhe quatro estrelas numa escala de um a cinco.
Este é o quarto livro da série Ancient Legends de Jayde Scott, e foi logo o primeiro que li. Lol! Parece que nunca começo pelo número um; sou um desastre! Apesar disso, não senti que me faltava de dados de background, pois a autora vai dando dicas ao longo da estória, o que é um ponto a seu favor. Tenho inclusive a salientar que fiquei com bastante vontade de ler os livros anteriores, pois as narrativas, embora sigam uma linha temporal, abordam estórias que existem por si e não dependem exclusivamente da anterior. Sim, uma é a consequência de outra, mas não é por falharmos um volume que vamos perder o fio à meada. Espero conseguir ler o resto em breve.
Outro ponto que me agradou foi o facto da narrativa não ter grandes saltos temporais. Gosto de estórias corridas. Acho que nisso eu e Jayde somos parecidas; sigo o mesmo estilo quando escrevo, o que ajudou a identificar-me ainda mais com a autora e este livro.
Quanto à estória em si, é uma típica YA, com um par romântico e muitas aventuras e dramas. A quebrar a “rotina” estão os fenómenos relacionados com poltergeist, o que é ótimo para não dizermos “já li isto antes”. As novidades são sempre bem vindas.
Apenas gostaria de ter percebido melhor o que se passa com a Amber, dado que tal foi remetido para o próximo volume. Que tal uma dica?



*Disclosure of Material Connection: I am a member of Reading Addiction Blog Tours and a copy of this book was provided to me by the author. Although payment may have been received by Reading Addiction Blog Tours, no payment was received by me in exchange for this review. There was no obligation to write a positive review. All opinions expressed are entirely my own and may not necessarily agree with those of the author, publisher, publicist, or readers of this review. This disclosure is in accordance with the Federal Trade Commision’s 16 CFR, Part 255, Guides Concerning Use of Endorcements and Testimonials in Advertising*


Links para mais informação:

Website – http://jayde-scott.blogspot.com/
Facebook - https://www.facebook.com/pages/Official-Jayde-Scott-Fanpage/184687468220935
Twitter - https://twitter.com/#!/jaydescottbooks
You Tube - http://www.youtube.com/jaydescottbooks


Links para comprar:
Amazon
http://www.amazon.com/Dead-Beyond-Ancient-Legends-ebook/dp/B007KMX1RK/ref=pd_sim_kstore_5?ie=UTF8&m=AG56TWVU5XWC2

Barnes and Noble
http://www.barnesandnoble.com/c/jayde-scott

(Monthly Host Incentive - $15 Amazon/B&N Gift Card to host with most comments on their Tour Post for the month!)

2 comentários:

  1. Thank you so much for hosting this tour stop and for the great review, Rute. I really appreciate your time and effort. Regards, Jayde

    ResponderEliminar
  2. You're welcome! I'll be waiting for the next book!

    ResponderEliminar