domingo, 13 de janeiro de 2013

Livros&Blogues| Books&Blogs



Nome: A Galáxia dos Livros
Administradora: Joana Neves


ENTREVISTA COM A JOANA

OLÁ! QUANDO NASCEU O TEU BLOGUE?
Olá! O meu blogue já nasceu há uns aninhos, mais concretamente em 2010, quando me encontrava no meu 10º ano. Ainda me lembro perfeitamente do dia em que o criei... Estava na biblioteca da escola, depois das aulas, com dois amigos. Recordo-me que o mais complicado foi escolher um nome (o que acabou por não correr muito bem, porque já havia um com esse nome, mas eu falei com a responsável e ela disse-me que não havia problema, acabando por manter «A Galáxia dos Livros»).

QUE RAZÕES TE LEVARAM A CRIÁ-LO?
Desde muito cedo tive uma paixão pela leitura e pelos livros, levando os meus pais constantemente à falência, visto que estava sempre a pedir mais e mais... Sabem muito bem como é :D Lembro-me que o primeiro livro que li foi «Uma Aventura em Macau», obra que recordo com muito carinho já que, para além de ter sido a primeira, tem como palco principal a minha terra. A partir daí fui sempre lendo essa coleção e outras semelhantes até descobrir aquilo que me levou a apaixonar totalmente pelos livros. Como muitos outros jovens descobri o fantástico mundo criado por J.K. Rowling... Assim fui mudando os géneros, acabando por desfrutar de diversos géneros e de diversas épocas. Já perceberam o que está por trás da criação do blogue. Agora o que me levou a criá-lo em si... Para além do gosto pela leitura, também gosto de escrever e expor as minhas ideias, apesar de agora não o fazer com muita frequência, e, ao visitar outras páginas na internet como «Pedacinhos Literários» e «Páginas Desfolhadas», achei que seria interessante ter um blogue só meu onde poderia dedicar-me a duas das coisas que mais gostava de fazer. Lembro-me que na altura é mais como uma forma de escrever para os meus amigos e familiares mais próximas, recomendando-lhes alguns livros para ler ou deixando registada a minha opinião sobre certa obra. Porém, com o tempo as pessoas foram gostando e o número de seguidores foi crescendo...

O QUE PODEM OS VISITANTES ENCONTRAR NO BLOGUE?
No meu blogue poderão encontrar as mais recentes, que agora já não são assim tanto visto que sou caloira universitária e já não tenho muito tempo para publicar, novidades, tanto em termos de obras em português como inglês. Por outro lado, sempre que possível podem contar com a minha opinião referentemente à mais recente obra que tenha lido, deixando-vos com uma ideia se a obra vale realmente a pena. Lamento dizer é que os visitantes do sexo feminino é que se identificarão mais com o blogue em si, visto que me dedico mais à categoria mais romancista. Ultimamente já tive foi a ideia de começar a publicar um conjunto de posts onde comparo as obras com as respetivas adaptações cinematográficas. Para além disso, estou à espera de arranjar um  maior número de seguidores para tentar contactar as editoras de forma a começar a promover passatempos.

QUE BALANÇO FAZES DESDE QUE CRIASTE ESTE ESPAÇO ATÉ HOJE?
Acho que a experiência está a ser muito interessante e inesquecível. Consegui conciliar duas coisas que admiro imenso. E quando recebo um elogio ou qualquer outro comentário fico muito feliz porque é sinal que as pessoas leem realmente aquilo que escrevo. Deixem-me dizer que a ideia do blogue não é só publicar a minha opinião, mas também se trata de conseguir as vossas opiniões de forma aos diversos visitantes poderem ter contacto com um maior número de opiniões e ideias.

QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES QUE ENCONTRASTE ENQUANTO BLOGGER?
Na realidade, antes de criar aqui esta "galáxia", já tinha possuído um blogue em conjunto com uns colegas, porque na altura tínhamos um jornal de turma online, por isso em termos de funcionalidade não tive grandes problemas. Lembro-me que até perceber como se adicionavam vídeos do Youtube foi um pouco complicado. Para além disso, acho que as maiores dificuldades que se verificaram foi no início sentir que estava a publicar unicamente para mim, visto que não tinha feedbacks nem seguidores para além de alguns colegas que eu "obrigava" a dar uma espreitadela e a comentar. Também gostaria de dizer que se receberem comentários desanimadores ou que vos insultem de algum modo, continuem de cabeça erguida e não liguem a nada do que vos dizem se não for nada construtivo. Se, pelo contrário, for algo aceitável tenham sempre em conta essas opiniões porque poderão mudar para melhor e tornar o vosso trabalho mais apelativo e mais abrangente.

QUAL A MAIOR ALEGRIA QUE O TEU BLOGUE TE DEU?
Por fim, escusado será dizer que quando abro a caixa de correio e me deparo com um e-mail ou um comentário a dizer que gostam do que leem, que leram um livro e partilham da minha opinião... sempre que me dizem "estou aqui e para além de ser, gosto do teu trabalho", fico totalmente contente e com energia de continuar o meu trabalho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário