quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Balanço 2013

Olá!
No final de 2013, muita gente fez o balanço de como correram as coisas. Vou fazê-lo também, a três níveis: blogue, escrita e leitura.

Começando pelo primeiro tópico, infelizmente não consegui dedicar tanta atenção ao blogue quanto gostaria, mas foi por uma boa razão – estava a trabalhar e tinha muito trabalho. No final deste mês de janeiro termino o contrato e lá vou eu voltar à rotina de enviar CV’s… Calculo que me sobre mais tempo para dedicar ao blogue. Devido à falta de tempo, em 2013 fui forçada a deixar de parte a rubrica “Livros&Blogues”. As entrevistas eram sempre as mesmas, não conseguia trabalhá-las e houve gente a reclamar disso entre outras coisas. Também não fiz muitas entrevistas a autores quanto gostaria, em parte porque, embora queira muito apoiar os novos escritores, também há livros que saíram já há algum tempo que eu quero ler. Em 2014 vou tentar articular isso melhor, assim como vou tentar ler mais coisas de autores portugueses.

Passando ao tópico da escrita, dou-me por satisfeita. No geral, o feedback sobre o “Perdidos” tem sido positivo, apenas tive uma crítica mesmo de “deitar abaixo”. Tentei encará-la pela positiva e aprender com ela e segui em frente. Não se pode agradar a gregos e troianos. Ainda sobre as críticas, tenho pena que a maior parte das pessoas que compraram o meu livro não tenham acesso ao Goodreads; são opiniões muito boas que se perdem… Passando ao “Esquecidos”, foi um bocado mais complicado escrevê-lo devido à questão do tempo, mas também porque tive de assimilar novos conhecimentos na área da escrita e, às vezes, lá estava eu a fugir para velhos hábitos. É assim mesmo, a escrita é um processo de aprendizagem e de um livro para outro, vamos aprendendo coisas novas e outras a evitar. Ainda não tive grande feedback, o lançamento é muito recente. Quanto ao 3º volume da série, já conta com 56 páginas. Até ao final de 2014 deve estar pronto. Não sou mais ambiciosa; um livro por ano é muito bom, até porque não consigo fazer mais nos moldes atuais.

Por último, leituras. Li menos 30 livros que no ano passado, mas cumpri o objetivo de chegar pelo menos aos 50. Não vou eleger um que tenha gostado mais ou menos, já dei a minha opinião à medida que os ia lendo. Deixo apenas o registo dos títulos das obras. Em 2014, vou fixar o meu desafio Goodreads novamente em 50. Se vir que devo passar este número, logo o aumento.
Fim de balanços, só tenho a dizer BEM-VINDOS A 2014!!!


1- O Crepúsculo dos Elfos, Jean-Louis Fetjaine - 19 fevereiro
2 - O beijo da meia-noite, Lara Adrian - 22 fevereiro
3 - O apelo da lua, Patricia Briggs - 28 fevereiro
4 - Nómada, Stephenie Meyer - 8 março
5 - A noite dos Elfos, Jean-Louis Fetjaine - 12 março
6 - Na sombra do dragão, JR Ward - 16 março
7 - Na sombra do pecado, JR Ward - 21 março
8 - Senhores da Noite, Carla Ribeiro - 26 março
9 - As viúvas de Eastwick, John Updike - 31 março
10 - Vingança – Bloodfever #2, Karen Marie Moning - 4 abril
11 - A Floresta Mecânica, Robison Wells - 9 abril
12 - As bruxas de Eastwick, John Updike - 10 abril
13 - Na Sombra do Desejo, JR Ward- 14 abril
14 - A Hora dos Elfos, Jean-Louis Fetjaine - 22 abril
15 - Eragon, Christopher Paolini - 7 maio
16 - Eldest, Christopher Paolini - 14 maio
17 - O Beijo Carmesim, Lara Adrian - 21 maio
18 - Brisingr, Christopher Paolini - 31 maio
19 - Inverno de Sombras, L.C. Lavado - 9 junho
20 - Herança, Christopher Paolini - 16 junho
21 - O dardo de Kushiel, Jacqueline Carey - 21 junho
22 - Entwined in you, Sylvia Day - 24 junho
23 - O Vampiro Secreto, J.R. Ward - 25 junho
24 - O 9º Círculo, Alex Bell - 28 junho
25 - As Memórias de Cleópatra, Margaret George - 4 julho
26 - A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón - 16 julho
27 - A Divina Comédia: Inferno, Dante Alighieri - 24 julho
28 - Monica, L.A. Tripp - 25 julho
29 - Beatiful Demons, Sarra Cannon - 31 julho
30 - The Dead and Tossed Waves, Carrie Ryan - 6 agosto
31 - The Dark and Hollow Places, Carrie Ryan - 10 agosto
32 - Anjo Caído, Lauren Kate - 14 agosto
33 - Tormento, Lauren Kate - 16 agosto
34 - Paixão, Lauren Kate - 17 agosto
35 - Êxtase, Lauren Kate - 18 agosto
36 - Quando estou contigo I e II, Beth Keri - 21 agosto
37 - Eternidade, Alyson Nöel - 26 agosto
38 - Lua Azul, Alyson Nöel - 27 agosto
39 - Terra Sombria, Alyson Nöel - 28 agosto
40 - Fogo Negro, Alyson Nöel - 29 agosto
41 - Estrela da Noite, Alyson Nöel - 31 agosto
42 - Infinito, Alyson Nöel - 31 agosto
43 - Beautiful Creatures, Kami Garcia & Margaret Sthol - 12 setembro
44 - Sedução, Bella Andre - 13 setembro
45 - Sangue Final, Charlaine Harris - 15 setembro
46 - Trevas Maravilhosas, Kami Garcia & Margaret Sthol - 19 setembro
47 - Beautiful Chaos, Kami Garcia & Margaret Sthol - 1 outubro
48 - Paraíso e Inferno, Peter S. Hawkins - 6 outubro
49 - Finale, Becca Fitzpatrick - 16 outubro
50 - Grita, Laurie Halseanderson - 21 outubro
51 - Luz Breve, Alyson Nöel - 30 outubro
52 - Esquecidos (Perdidos #2), Rute Canhoto - 10 novembro
53 - Beautiful Redemption, Kami Garcia & Margaret Sthol - 30 novembro
54 - Gabriel’s Inferno, Sylvain Reynard - 11 dezembro
55 – Gabriel’s Rapture, Sylvain Reynard - 23 dezembro

6 comentários:

  1. O Goodreads é um sítio onde só estão alguns leitores. Creio que por isso não devemos inflacionar a importância do Goodreads. Eu também tenho muitos leitores fora dali.
    E boa sorte, para a nova fase de CV's

    ResponderEliminar
  2. também eu tenho. O Goodreads não é muito conhecido por Alcácer, que é onde o meu livro tem mais "saída"... obrigado pelos votos de boa sorte. Com muita sorte, não vai ser preciso enviar nenhum, se me prolongarem o contrato...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era. Ontem pensei nisso. "Deviam prolongar o contrato à Rute"

      Eliminar
  3. Espero que o Esquecidos tenha sucesso :) De momento ainda estou numa fase de juntar dinheiro para depois o comprar.
    Quem me dera ter lido 50 livros em 2013... infelizmente só cheguei aos 45.
    Boas leituras e um bom ano! Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. era bom que sim... no final de janeiro logo vemos. Olha, até me deu ideia para uma espécie de passatempo. Já publico o post ;-)

    ResponderEliminar
  5. obrigado, Dalila! Pode ser que o ebook seja grátis durante um dia ;-) e 45 livros não é nada mau. Nem sempre há tempo para ler...

    ResponderEliminar