segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Opinião: "A Mulher Silenciosa"



Título: A Mulher Silenciosa
Autor: A. S. A. Harrison
Tradução: Maria do Carmo Figueira
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 272
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722352765


SINOPSE
Jodi Brett e Todd Gilbert vivem juntos há vinte e dois anos, num confortável apartamento em Chicago com vista para o lago. Os dias decorrem numa tranquilidade aparente, à medida que a sua relação se vai lentamente consumindo. Até ao dia em que Jodi fica a saber que Todd tem um relacionamento sério com a filha de um dos seus melhores amigos, Natasha Kovacs. Em estado de negação, Jodi não reage quando Todd lhe diz que vai casar com Natasha ou quando a avisa de que ela terá de abandonar o apartamento onde vivem. Mas este será, para Jodi, um ponto de viragem sem regresso possível. Um romance avassalador, misto de comédia de costumes e thriller psicológico, que nos revela o lado negro do casamento e até onde uma mulher é capaz de ir quando já nada mais tem a perder.

OPINIÃO
Acabei de ler este livro a 22 de dezembro de 2014 e dou-lhe três estrelas.
O que dizer sobre o livro? Não me é fácil escrever esta opinião, mas há aspetos de que gostei mais e outros de que gostei menos e vou centrar-me nisso. Começando pelo que mais gostei, agradou-me o tema; pegou-se em algo comum e tentou-se atribuir-lhe um significado mais profundo e que nos faz pensar, levando a tópicos subjacentes como o desgaste de uma relação, o vivermos confortável e conformados com o outro, a rotina diária e o quebrar da mesma, a coragem ou cobardia para mudar de um dia para o outro, a loucura que os ciúmes podem despoletar, o reaprender a viver. Gostei de ler sobre este processo. Não gostei tanto foi das divagações, como as visitas de Jodi a Gerard, que, para mim, nada vieram acrescentar à história e eram desnecessárias.
No final, admito que fiquei um pouco confusa quanto à autoria do homicídio de Todd. Por um lado, isso até é bom, pois retira a previsibilidade à história e ficamos com as nossas ilações, sendo chamados a dizer o que pensamos que sucedeu; gosto desse processo de participação do leitor. O que acho que aconteceu, vou guardar para mim para que o próximo leitor possa tirar as suas próprias conclusões ;-) 


Sem comentários:

Enviar um comentário