quinta-feira, 14 de maio de 2015

“Alien Hunter” – Perspetiva de Alex Meraz


Apresentada a perspetiva do diretor e escritor David Telles sobre o porquê da curta “Alien Hunter” ser tão relevante para ele, é a vez de partilhar a opinião do produtor executivo e coautor Alex Meraz:

«PORQUÊ ESTE FILME É IMPORTANTE - DOS REALIZADORES
Embora eu tenha nascido em Phoenix, no Arizona, a minha mãe, uma cidadã em situação irregular foi deportada e forçada a levar-me e aos meus três irmãos mais velhos de volta para o México. Determinada em trazer-nos de volta para a vida que queria desesperadamente para nós, a minha mãe trabalhou incansavelmente, e com sucesso, para obter os fundos para contratar um "coiote" (contrabandista) para nos trazer de volta para os Estados Unidos. 
Na escola primária eu estava matriculado no programa "ISL" ou "Inglês como Segunda Língua". Todos os meus amigos no programa haviam cruzado a fronteira recentemente, mas não eram cidadãos da mesma forma que eu. Eles falavam muitas vezes sobre o seu medo de serem deportados, receio que a minha família partilhava. Eu tinha um monte de culpa a crescer dentro de mim, especialmente no Arizona, onde as questões de imigração estavam em todos os noticiários. As crianças na escola começaram a chamar-me "molhado" e "parasita". Felizmente, a minha família mostrou-me verdadeira força nesses tempos e ensinou-me a valorizar-me e a estar grato pelo dom que a minha mãe me deu - a cidadania.
“Alien Hunter” é um projeto muito caro ao meu coração. Revela uma parte da imigração que há anos eu não tinha certeza de como expressar, mas sabia que precisava para ser ouvido. Agora, como um adulto e com essas experiências que me tornaram mais humilde, espero trazer estas crianças para fora da escuridão, criar compaixão e desafiar as pessoas a educar-se sobre o porquê de essas crianças cruzarem as nossas fronteiras. Este filme é dedicado às famílias que ainda estão a passar pelas mesmas lutas que a minha família passou, especialmente para as crianças.
Obrigado,
Alex Meraz» 

 

"Alien Hunter" - Alex Meraz’s perspective
Presented the perspective of the director and writer David Telles about why the "Alien Hunter" project is so relevant to him, it's time to share the view of the executive producer and co-author, Alex Meraz:
 

«WHY THIS FILM MATTERS - FROM THE FILMMAKERS

Though I was born in Phoenix, Arizona, my mother, an undocumented citizen was deported and forced to take my 3 older brothers and I back to Mexico. Determined to get us back to the life she desperately wanted for us, my mother worked tirelessly and successfully, to get the funds to hire a “coyote” (smuggler) to bring us back to the states.
In elementary school I was enrolled in the “ESL” or “English as a Second Language” program. All my friends in the program had recently crossed over but were not citizens the way I was. They often talked about their fears of being deported; fears my family shared. I had a lot of guilt growing up, where immigration issues, especially in Arizona, were all over the news. Kids at school started calling me "wetback," and "freeloader." Fortunately, my family showed me real strength during those times and taught me to value myself and to be grateful for the gift my mother gave me, citizenship.
Alien Hunter is a project very dear to my heart. It reveals a part of immigration that for years I was unsure how to express but knew needed to be heard. Now, as an adult and with these experiences that have humbled me, I hope to bring these children out of the darkness; to create compassion and to challenge people to educate themselves about WHY these children cross our borders. This film is dedicated to the families that are still going through the same struggles my family went through, especially to the children.
Thank you,
Alex Meraz»

» Mais/ More:

Sem comentários:

Enviar um comentário